Os alunos que desejam ingressar em uma escola da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco em 2024 podem realizar suas matrículas a partir das 7h desta quarta-feira, 22 de novembro. O processo de inscrição é realizado online por meio do site designado para estudantes novatos nos ensinos fundamental e médio.
O prazo para efetuar a matrícula estende-se até o dia 26 de dezembro, abrangendo um total de 175.201 vagas destinadas a estudantes iniciantes. Dessas vagas, 97.903 já foram preenchidas por alunos provenientes das redes municipais, durante um processo realizado ao longo do segundo semestre.
A inscrição pelo site requer a escolha de uma instituição de ensino que ainda tenha vagas disponíveis. No entanto, a matrícula só será concluída entre os dias 2 e 13 de janeiro de 2024, diretamente na escola para a qual o cadastro foi realizado.
Para facilitar o acesso à matrícula online, serão disponibilizados laboratórios de informática com internet em mais de 300 escolas, atendendo àqueles que não possuem acesso à internet.
Nesta primeira etapa de matrícula, estão sendo ofertadas 77.298 vagas, distribuídas em 10.762 no Recife, 18.211 nos demais municípios da Região Metropolitana e 48.325 no interior, cobrindo a Zona da Mata, Agreste e Sertão.
O governo de Pernambuco disponibiliza 23.991 vagas para os anos finais do Ensino Fundamental e 53.307 para o Ensino Médio. As vagas para o Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão incluídas nas vagas do Ensino Médio.
Dentre o conjunto de vagas para o próximo ano, 36.780 são destinadas a Escolas em Tempo Integral, sendo 14.587 em unidades concentradas no Recife e Região Metropolitana, e 22.193 no interior.
As Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) não fazem parte deste processo de matrícula, pois o ingresso nessas unidades é realizado mediante inscrição e processo seletivo.
A Rede Estadual abrange escolas em todos os municípios de Pernambuco, atendendo aproximadamente 500 mil estudantes.
Durante o cadastro no site, os estudantes devem fornecer informações como nome completo, data de nascimento, escola de origem, escola desejada com série e turno, nome do responsável, endereço, telefone para contato, além de RG e CPF, sendo estes dois últimos opcionais nesta fase, mas obrigatórios na efetivação da vaga. Após o preenchimento, o aluno recebe um protocolo como comprovante de matrícula.
Uma vez finalizado o cadastro, a vaga correspondente não estará mais disponível. Os alunos podem solicitar a troca de escola durante todo o período de matrícula, acessando a opção "consulte sua inscrição" no site Matrícula Rápida, com a mudança sujeita à disponibilidade de vagas.
A efetivação da matrícula, entre os dias 2 e 12 de janeiro, requer a presença dos responsáveis na escola, com a entrega da documentação necessária. As vagas não confirmadas serão reabertas para o sistema de cadastro de 18 a 22 de janeiro, com a efetivação das matrículas entre os dias 24 e 26 de janeiro.
Para confirmar a matrícula, os pais ou responsáveis devem apresentar o número da inscrição do cadastro escolar, cópia da certidão de nascimento ou casamento, cópia da caderneta de vacinação para estudantes do Ensino Fundamental, cópia do comprovante de tipo sanguíneo e fator RH, histórico escolar da escola de origem, cópia do comprovante de residência com o CEP, uma foto 3x4 recente e cópia do CPF. O cronograma completo inclui o cadastro escolar de 22 de novembro a 26 de dezembro, a efetivação da matrícula de 2 a 12 de janeiro, o cadastro escolar - 2ª rodada de 18 a 22 de janeiro, e a efetivação da matrícula - 2ª rodada de 24 a 26 de janeiro.