A polícia atirou e feriu gravemente uma mulher que usava um vestido islâmico em uma estação de metrô de Paris na manhã desta terça-feira (31).
Passageiros relataram que ela se comportava de maneira ameaçadora em relação aos outros "proferindo comentários agressivos e jihadistas".
Quando a polícia chegou, “puxaram a mulher para o lado e primeiro pediram-lhe que se acalmasse, mas também que mostrasse as mãos para mostrar que não representavam nenhum perigo particular”, disse o porta-voz do governo, Olivier Veran.A mulher teria gritado “Vocês todos vão morrer” e também “Allahu Akbar”, segundo a chefe da polícia parisiense Laurent Nunez.
"Allahu Akbar" é uma expressão em árabe que significa “Alá é grande", e é bastante utilizada entre os muçulmanos.Nunez acrescentou que a polícia atirou na mulher depois que ela se recusou a cumprir as ordens policiais e que ela não possuía explosivos no momento em que foi baleada.
Foram abertas duas investigações, uma contra a mulher e outra sobre o uso de armas pela polícia, disse o porta-voz do governo.
Recentemente, locais turísticos da França foram esvaziados por ameaças terroristas vinculadas à guerra no Oriente Médio entre Israel e o grupo Hamas, na Faixa de Gaza.
No início do mês, o presidente francês, Emmanuel Macron, ordenou a mobilização de 7.000 soldados para aumentar as patrulhas de segurança nos principais centros das cidades e pontos turísticos da França
A França chegou a ficar em alerta de segurança máximo depois que um homem de 20 anos esfaqueou e matou um professor e feriu gravemente outras duas pessoas em uma escola na cidade de Arras, no norte do país.