Para proporcionar aos brasileiros a oportunidade de regularizarem suas situações financeiras, o Governo Federal, por meio do Ministério da Fazenda, promoverá o "Dia D do Mutirão Desenrola" nesta quarta-feira (22). Essa iniciativa, realizada em colaboração com organizações da sociedade civil, bancos e outros credores, visa estimular a renegociação de débitos, buscando reduzir o número de pessoas endividadas.
O programa, que teve início na segunda-feira (20), traz uma novidade relevante: a possibilidade de parcelamento para dívidas com valor atualizado de até R$ 20 mil. Na fase atual do programa, podem ser renegociadas as dívidas que foram negativadas no período de 2019 a 2022, desde que o valor atualizado seja inferior a R$ 20 mil.
Essa oportunidade abrange não apenas dívidas bancárias, como as relacionadas a cartões de crédito, mas também contas atrasadas em outros setores, como energia, água e comércio varejista. O intuito é ampliar o alcance do programa Desenrola, beneficiando milhões de usuários de serviços bancários e consumidores em geral.
É importante ressaltar que as condições especiais para renegociações, proporcionadas pelo programa, estarão disponíveis até o final do ano, ou seja, até 31 de dezembro.
As negociações podem ser realizadas por meio da plataforma Desenrola Brasil (desenrola.gov.br), utilizando contas prata ou ouro do gov.br. O programa apresenta condições únicas para renegociação, com descontos médios nas dívidas alcançando 83%, podendo chegar até impressionantes 99%.