noticias771 Seja bem vindo ao nosso site TV Ativa do Araripe!

Brasil

Delação premiada feita por ex-PM muda rumo de investigação do caso Marielle; entenda como funciona acordo

Colaboração é utilizada em ocasiões onde o investigado pode fornecer detalhes do crime, de coautores ou da estrutura da organização criminosa em questão

Publicada em 02/10/2023 às 13:46h - 70 visualizações

EXTRA


Compartilhe
Compartilhar a noticia Delação premiada feita por ex-PM muda rumo de investigação do caso Marielle; entenda como funciona acordo  Compartilhar a noticia Delação premiada feita por ex-PM muda rumo de investigação do caso Marielle; entenda como funciona acordo  Compartilhar a noticia Delação premiada feita por ex-PM muda rumo de investigação do caso Marielle; entenda como funciona acordo

Link da Notícia:
TV Araripe

Delação premiada feita por ex-PM muda rumo de investigação do caso Marielle; entenda como funciona acordo
 (Foto: internet)

A delação premiada do ex-PM Élcio de Queiroz à Polícia Federal causou reviravoltas na investigação da morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. Além de detalhar a participação dos envolvidos no crime, a contribuição de Queiroz possibilitou a prisão do ex-bombeiro Maxwell Simões Corrêa, o Suel. Além dele, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Domingos Brazão também foi citado nos depoimentos. Por essa razão, a investigação foi enviada ao Superior Tribunal de Justiça, como antecipou, neste domingo, o colunista Bernardo Mello Franco. O acordo que possibilita a colaboração do ex-militar, preso desde 2019 por suspeita de participar dos assassinatos, é prevista na legislação desde 2013. Entenda como funciona.

 

O que é a delação premiada?

Também chamada de colaboração premiada, a técnica foi regulamentada pela Lei de Organizações Criminosas (12.850/2013) no governo da presidente Dilma Rousseff. É um acordo feito entre o Estado e um investigado, ou réu, para obtenção de informações que podem auxiliar na resolução de um crime, ou na localização dos instrumentos utilizados e até mesmo para desvendar a hierarquia de uma organização criminosa.

 

A delação ocorre quando o acusado decide colaborar com as autoridades, revelando informações sobre o crime e seus participantes. A delação deve ser voluntária e as informações fornecidas são verificadas quanto à sua veracidade. Se as informações forem comprovadas e resultarem em avanços significativos na investigação ou no processo, o colaborador pode receber os benefícios acordados — explica Reinaldo Santos de Almeida, advogado criminalista, professor e doutor em Direito Criminal pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Logomarca TV Ativa do Araripe
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp 87 9 9211 4130
Visitas: 285517 Usuários Online: 136
Copyright (c) 2024 - TV Ativa do Araripe
Converse conosco pelo Whatsapp!