O Hospital e Maternidade Santa Maria finalizou esta semana a instalação de um novo equipamento para a saúde pública do sertão. O aparelho de hemodinâmica permite a realização de exames e intervenções minimamente invasivas como cirurgias vasculares e cardiologia intervencionista, cateterismos cardíacos e angioplastias.
O equipamento foi adquirido no ano de 2022 após um financiamento bancário realizado pela agência de Araripina do Banco do Nordeste Brasileiro (BNB) e o Instituto Social das Medianeiras da Paz (ISMEP). Ao longo do primeiro semestre deste ano, foram concluídas as instalações físicas da sala de hemodinâmica que agora está adequada para iniciar as atividades.
Atualmente, os pacientes que necessitam de tratamento cardíaco precisam deslocar-se para outras cidades como Caruaru e Recife ou até mesmo para outros estados como Bahia ou Ceará trazendo mais sofrimento para eles e suas famílias.
Com o funcionamento do aparelho de hemodinâmica do Hospital e Maternidade Santa Maria, os pacientes serão atendidos na região do Araripe e próximos de suas famílias. Além disto, o novo espaço vai gerar novos empregos para médicos e equipes de profissionais especialistas. De acordo com a irmã Fatima Alencar, o hospital já enviou toda a documentação necessária para o Ministério da Saúde e agora aguarda o credenciamento para iniciar as atividades através do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Com as bençãos de Deus, estamos avançando no nosso propósito de cuidar do povo do sertão na nossa região. Essa missão começou há décadas com a maternidade, passa pelos serviços de urgência e emergência, nefrologia, UTIs geral e UTIs pediátricas e agora vai ganhando força com o Hospital do Câncer do Sertão em mais um passo importante que é a unidade de hemodinâmica”, comemorou.
A hemodinâmica é uma área de atuação que se propõe a diagnosticar e tratar disfunções neurológicas, endovasculares e cardiológicas, como obstruções, aneurismas e tromboses. As técnicas de hemodinâmica utilizam cateteres para analisar os vasos sanguíneos o que a torna um procedimento seguro e minimamente invasivo.
Créditos fotográficos: Fabia Maria / HMSM