noticias330 Seja bem vindo ao nosso site TV Ativa do Araripe!

Araripina

Qualificação faz diferença para quem quer transformar sonho de empreender em realidade

Enviado por Assessoria de Comunicação

Publicada em 24/07/2024 às 10:28h | Adriana Amâncio - SEBRAE PE  | 66 visualizações

Compartilhe nas redes sociais
TV Araripe

Qualificação faz diferença para quem quer transformar sonho de empreender em realidade
 (Foto: https://universo.uniateneu.edu.br/empreendedorismo-conceitos-e-importancia/)


Falta de capacitação é um dos fatores que podem prejudicar o sucesso do negócio

 

Leandro Batista, de 39 anos, é um empreendedor nato de Araripina, município a 497 km do Recife. Ele viveu na pele a experiência de que para abrir um pequeno negócio não basta ter talento, é preciso se qualificar. O sertanejo teve sete empreendimentos falidos e contraiu uma dívida de R$ 100 mil. “Me faltou conhecimento sobre gestão administrativa e financeira e presença constante no empreendimento”, justifica. A chave para o sucesso veio após a participação em um programa de formação de empreendedores. Atualmente, ele possui 12 empresas e investe nos setores da pecuária, construção civil, indústria e mercado financeiro. 

 

Esse exemplo mostra que ter o sonho de empreender é uma condição importante para dar o primeiro passo, mas não é suficiente. Segundo um estudo do Sebrae divulgado em 2021, 29% dos MEIs do país fecham as portas após 5 anos de atividades. No caso das microempresas e das empresas de pequeno porte, a taxa de mortalidade é de 21,6% e 17%, respectivamente. Entre os negócios fechados, 64% dos empresários afirmaram não ter realizado nenhum tipo de capacitação enquanto a empresa estava em funcionamento. Além disso, 17% dos empreendedores relataram não ter feito nenhum planejamento antes de abrir o negócio. 

 

Mesmo quebrado e com uma dívida de R$ 100 mil, Leandro Batista investiu no Empretec, curso do Sebrae realizado há 27 anos, que aborda os dez comportamentos de sucesso essenciais para quem deseja iniciar um empreendimento. São elas: busca de oportunidade e iniciativa, correr riscos calculados, exigência de qualidade e eficiência, persistência, estabelecimento de metas, planejamento e monitoramento sistemático, persuasão e rede de contato, independência e confiança. 

 

Com carga horária de 60h, o curso envolve imersões e outras atividades interativas, práticas individuais e em grupo, além de aplicação de habilidades. A analista do Sebrae/PE Amanda Alencar explica que o Empretec serve para construir um comportamento empreendedor. “O curso serve para melhorar desempenho empresarial, organizar o negócio, tomar decisões mais assertivas”, pondera. A capacitação também auxilia os empreendedores a identificarem o seu perfil de negócio. 

 

Leandro conta que tinha tanta consciência de que o conhecimento era importante para a sua nova tentativa. Desde então, ele realizou mais de 100 cursos em diversas áreas, de gestão financeira a design thinking, além de um curso de Liderança na Harvard Business School. Após mergulhar em tanto conhecimento, ele tem uma recomendação: “nunca pare de aprender, siga o coração, mas planeje antes de agir”, aconselha.




OUTRAS NOTÍCIAS
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Logomarca TV Ativa do Araripe
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp 87 9 9211 4130
Visitas: 318868 Usuários Online: 37
Copyright (c) 2024 - TV Ativa do Araripe
Converse conosco pelo Whatsapp!