Através de parceria firmada entre o Sebrae/ PE e a prefeitura do município, foi criada a oportunidade para que 14 costureiras pudessem produzir as peças para as escolas municipais
Até o fim deste ano, 21 mil fardamentos produzidos por microempreendedoras do ramo da costura, em Araripina, devem ser entregues para estudantes da rede municipal. Essa é a meta contratada pela prefeitura da cidade, através de uma parceria firmada com o Sebrae /PE para estimular a compra de produtos e a contratação de mão de obra de empreendedores locais. Os primeiros cinco mil fardamentos já foram entregues e, quando toda a produção for concluída , o valor final da venda dessas peças será de R$ 215 mil reais.
O acordo de parceria entre o Sebrae e a prefeitura para a produção de fardamentos foi firmado no fim de 2023. Ao iniciar essa produção, as costureiras foram convocadas, receberam capacitação para produzir as peças de acordo com o padrão exigido, auxílio para formalização e suporte na gestão dos pequenos negócios. Elas também receberam apoio para participar de editais e chamadas públicas para fornecimento de serviços ou produtos.
Muitas das costureiras trabalhavam de maneira informal, atendendo alguns clientes pessoa física. A contratação da prefeitura foi uma oportunidade para formalização e melhoramento da produção, atendendo um mercado institucional pela primeira vez. A analista do Sebrae em Araripina, Luana Alencar, avalia que a iniciativa tem impactos positivos na economia e nas vidas das mulheres empreendedoras. “É importante para fomentar o empreendedorismo e aquecer a economia local. E também para fortalecer as mulheres na geração de renda”, comenta.
A parceria também incluiu a aquisição de alguns equipamentos novos por parte da prefeitura e da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe). As máquinas estão instaladas no local de produção, um espaço público de confecção das peças. Algumas costureiras produzem as peças na própria casa.