noticias101 Seja bem vindo ao nosso site TV Ativa do Araripe!

Araripina

Morte em 24 horas: 'golpe de calor' é mais grave que insolação; proteja-se

Publicada em 21/09/2023 às 12:49h - 100 visualizações

Redação/Uol


Compartilhe
Compartilhar a noticia Morte em 24 horas: 'golpe de calor' é mais grave que insolação; proteja-se  Compartilhar a noticia Morte em 24 horas: 'golpe de calor' é mais grave que insolação; proteja-se  Compartilhar a noticia Morte em 24 horas: 'golpe de calor' é mais grave que insolação; proteja-se

Link da Notícia:
TV Araripe

Morte em 24 horas: 'golpe de calor' é mais grave que insolação; proteja-se
 (Foto: Roberto Gonçalves)

Quem fica muito tempo exposto ao sol corre o risco de sofrer uma insolação. E quem se esforça muito em ambientes quentes pode até sofrer um golpe de calor. O Brasil deve registrar recordes de temperatura entre o fim desta semana o início da próxima.

Veja dicas para evitar essas situações e o que fazer caso ocorram.

O que é uma insolação?

Muito sol na região da cabeça e do pescoço pode causar insolação. As meninges e o tecido cerebral ficam irritados com o superaquecimento e pode ocorrer a chamada meningite asséptica, uma inflamação das meninges que não é causada por bactérias.

Dor de cabeça é geralmente o primeiro sintoma. A pessoa atingida fica com a cabeça quente e vermelha, o pescoço dói, podem ocorrer cansaço, náuseas e vômitos, também tonturas. A temperatura corporal de um paciente com insolação geralmente não é elevada, mas baixa.

O que fazer em caso de insolação?

Quem é afetado por insolação deve ser imediatamente levado para um ambiente fresco e deitado de costas, para que possa se recuperar o mais rapidamente possível. A cabeça e a parte superior do corpo devem ficar um pouco mais elevadas.

Toalhas frias e molhadas ajudam a resfriar áreas do corpo como o pescoço. Além disso, estando consciente, o paciente deve beber muita água, para que o equilíbrio hídrico volte ao nível normal. Segundo especialistas, a transpiração excessiva pode levar a uma perda adicional de líquidos de até dois litros em dias muito quentes.

Até que os sintomas desapareçam, é recomendado permanecer deitado. Importante: em casos mais graves podem ocorrer vômitos intensos, confusão mental ou até perda de consciência. Um médico deve ser consultado, também para evitar que a insolação progrida para um golpe de calor.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Logomarca TV Ativa do Araripe
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp 87 9 9211 4130
Visitas: 285566 Usuários Online: 156
Copyright (c) 2024 - TV Ativa do Araripe
Converse conosco pelo Whatsapp!